quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

MEMÓRIA DO JN - Os Postais do Concelho (I)

Presença obrigatória quase desde o primeiro número do "Jornal de Nisa", os Postais do Concelho foram um caso de popularidade. Uma foto, a princípio de elementos do nosso património monumental e paisagístico, mais tarde de pessoas e acontecimentos, certo é que os Postais do Concelho despertavam interesse e curiosidade. Por aqui irão "desfilar" muitos desses Postais, sem pretensão de ordem cronológica e temporal. 
A foto diz tudo. A festa, alegria, a celebração pela conquista do título de campeão nacional de futebol. Este ano o país "vestiu-se" de vermelho e Nisa não foi excepção. Tudo decorreu em ambiente de franco desportivismo. Hoje ganham uns, amanhã, outros. O desporto só o é verdadeiramente quando dirigentes, atletas e adeptos se respeitam. A festa aconteceu e tomou conta das ruas. Foi bonito de ver.
**********
 "Com as lágrimas do tempo e a cal do meu dia eu fiz o cimento da minha poesia." - Vinícius de Moraes
Caia bem esta parede
Dá-lhe mais uma demão
Tem cuidado não caia
Alguma pinga no chão
**********

A rua já não tem ferro nem ferreiros: fugiu-lhe a vida, o colorido das flores, a brancura das casas.
Resta-lhe o nome e a memória assente na calçada de granito. As pessoas que ali nasceram e viveram também partiram, cumprido que foi o seu percurso terreno.
Ruas de Nisa, espaços de memórias e afectos que o tempo vai corroendo. Inexoravelmente...
**********
Num banco do jardim público, ainda sem as obras "requalificadoras", os dois irmãos olham o fotógrafo, com a tranquilidade de quem enfrentou os desafios de toda uma vida.